Qual a primeira coisa que se passa na mente quando vemos o termo “Inteligência Artificial”? Com certeza pensamos em personagens como HAL 9000 ou o filme A.I. Porém, neste caso, não falaremos de ficção. O assunto que vamos tratar hoje já é realidade nas empresas, e é a última tendência tecnológica do marketing digital para otimização de resultados.
Antes de analisarmos o futuro próximo da Inteligência Artificial aplicado nas marcas, vamos ao presente. A sociedade contemporânea sempre sonhou com máquinas inteligentes realizando atividades que apenas humanos poderiam fazer ou pensar, e se formos olhar apenas para o passado recente, tivemos um certo avanço nessa tecnologia. Em 2007, era inimaginável pensar quem, em apenas 10 anos, teríamos um robô no bolso como assistente no dia a dia. Hoje a Siri, a Cortana e outros assistentes são ótimos exemplos da evolução desse tipo de tecnologia, pioneira em seu tempo.
Atualmente podemos constatar que houve um grande avanço neste recurso pois os desenvolvedores já programam seus aplicativos com compatibilidade ao uso destas ferramentas, mas o passo principal foi a inclusão do que define uma inteligência artificial de fato, o Machine Learning. O conceito de Machine Learning, que é o aprendizado de máquina, permite traçar estratégias e otimizar os resultados através da automação de processos, resultando em um objetivo mais assertivo e concreto, baseado nas análises de dados prévios.
Vemos isso na prática através dos chatbots de marcas, sendo o Facebook Messenger um pioneiro nessa tecnologia, e também o Google Assistant, que proporcionou a evolução nos assistentes de sistema operacional mobile.
Quer conhecer outras tendências da publicidade digital? Fique de olho no nosso blog ou entre em contato com a gente que temos as melhores soluções para a sua marca!