Você já quis fazer uma apresentação sucinta, dinâmica e intuitiva, mas não encontrou um formato decente para aplicar na situação? Um conteúdo pode ser apresentado para o público de forma rápida, mais precisamente em 6 minutos e 40 segundos, quer saber como?

A Pecha Kucha (um termo em japonês que significa “bate-papo”), é um formato de apresentação criado em 2003 por dois arquitetos, que acabou se popularizando em eventos de microfone aberto, para que várias pessoas possam compartilhar suas ideias de uma forma dinâmica e focadas em um tema único.

O processo é simples: são 20 slides com imagens estáticas ou vídeo, sendo cada slide com duração de 20 segundos, totalizando assim 6 minutos e 40 segundos. Pode parecer até meio raso mas, por ser um método simplificado, o diferencial da Pecha Kucha é que o apresentador deve ser o storyteller, onde as imagens atuam como ilustrações dessa história, ajudando o público a se situar.

Confira abaixo algumas dicas para desenvolver uma Pecha Kucha de sucesso e cativar seus espectadores na hora da apresentação:

  • Ensaie com antecedência, se possível com público cobaia;
  • Apresente como se você estivesse assistindo, você gosta do conteúdo e da forma como ele é apresentado?
  • Escolha imagens em alta qualidade e que tenham a ver com o tema. É interessante também padronizar o visual das fotos;
  • Foque no tema principal, 20 segundos de slide é pouco tempo para fugir do assunto;
  • Fale, seja sucinto porém interessante, a ponto de vender a sua história.

Quer saber mais sobre Pecha Kucha e outros métodos de apresentação? Precisa de ajuda na criação de sua apresentação ou tem dificuldade de se portar neste momento? Entre em contato conosco, estamos prontos para atender você e as suas necessidades.