Um dia você precisará fazer uma apresentação comercial dentro da sua empresa ou até mesmo fora dela, e será necessário pensar qual método utilizar para essa ocasião. Dependendo da sua situação, o storytelling pode ser o formato perfeito. Storytelling é a arte de contar uma história e saber cativar o público com conteúdo de qualidade e, principalmente, com uma apresentação sólida e interessante ao espectador.
Antes de tudo, é preciso analisar se o formato é propício, pode ser que a ocasião não seja a melhor possível para adicionar uma história, por isso é necessário se lembrar dos três pilares essenciais para uma apresentação com storytelling de sucesso abaixo:

Público
O primeiro passo é saber com quem você está dialogando, pode ser difícil definir com exatidão uma persona da sua audiência, mas sabendo pela idade, gênero, interesses e necessidades do público em geral que está ali para apreciar sua apresentação já é um começo para definir os rumos de como a história deve ser contada. Quanto mais ao fundo você conhecer o público-alvo, mais essa audiência ficará suscetível a ouvir o que você tem a falar.

Linguagem
E se você conhece o seu público, deve saber como se comunicar com essas pessoas! No storytelling, o que vale de um modo geral é empolgar dentro de uma narrativa coesa. Mas como fazer isso? O segredo é liberar a imaginação e se articular o máximo possível, tanto com palavras quanto na linguagem corporal. Gesticule, faça contato visual, desloque-se de um ponto a outro, são pequenos movimentos que vão fazer toda a diferença na cabeça dos espectadores.

História
E por último, o mais importante é que você precisa de uma história. Encontre a relação do assunto com o seu conto, é importante ter essa conexão seja ela no início, meio ou no fim da apresentação. Histórias são mais fáceis de se absorver do que um conteúdo comum de apresentação, por isso, mantenha o foco nessa parte, demonstre que é a parte importante do seu discurso, conte o quanto a sua marca desenvolveu durante essa história e como ela fez a diferença na vida das pessoas.

Quer saber mais dicas de apresentação, marketing digital e publicidade? Fique de olho no blog da Dracco e também curta a página oficial no Facebook para não perder as novidades.