Nos últimos anos, muitos experts do marketing digital começaram a questionar a necessidade de utilizar email marketing nas campanhas. É verdade que outras formas de anunciar no meio online surgiram desde o advento do email marketing, mas isso não quer dizer que a ferramenta se tornou obsoleta com o tempo. Desde então, a publicidade por email se tornou um método mais interativo e com uma linguagem bem menos “careta” do que antes, possibilitando novos recursos a serem utilizados nesse canal.

Pensando nisso, juntamos os principais motivos para o email marketing ainda ser um mecanismo muito utilizado e necessário para marcas de todos os portes:
  • Todo mundo tem email
Ninguém deixou de usar email com o passar dos anos, muito pelo contrário! É quase obrigação uma pessoa ter (pelo menos) um endereço de email e acessá-lo. Segundo uma pesquisa da Pew Research, 92% dos adultos presentes online utilizam email, sendo que 61% deles utilizam diariamente.
  • É econômico
Os custos para manter um sistema de email marketing não costumam ser altos, e ainda tem um dos maiores retornos sobre investimentos entre as ferramentas de marketing digital. Em média, o ROI passa de R$ 38,00 para cada R$ 1,00 investido (via Resultados Digitais).
  • É dinâmico
É uma forma rápida e fácil de se comunicar, a mensagem estará na caixa de entrada para o usuário na hora que o mesmo entrar e verificar os emails. Mas será que esse usuário irá se interessar pelo conteúdo? Por isso, é importante lembrar que…
  • É possível criar empatia
Criar um conteúdo feito para fidelizar é característica do email marketing atual, uma tendência que veio das mídias sociais e dá muito certo dentro da caixa de entrada. A dica principal é ser criativo tanto dentro quanto fora do email, afinal, o subject deve intuir o usuário a abrir o conteúdo. Evite clichês e métodos genéricos na hora de montar, seja chamativo de forma que agrade o seu público!
  • Potencializa a relação com consumidores
Através de cadastro de leads, é possível aumentar o inventário de email marketing. Com um volume maior, a possibilidade de conversão também aumenta. É importante lembrar que deve haver uma frequência de disparos, e assim explorar diferentes maneiras de email marketing para enfim analisar qual é a melhor alternativa para conversão.
  • Análise de métricas
É possível iniciar a comunicação e rapidamente já entender se está sendo aplicada de forma correta analisando aberturas e cliques. Assim, consegue-se ter uma ideia se a linguagem do email marketing está assertiva o suficiente para a conversão final.
Quer conhecer mais sobre email marketing e aplicar esse recurso importante de marketing digital para o seu negócio? Entre em contato com a gente, temos todas as ferramentas e o know-how que você precisa 😉