Uma das maiores preocupações dentro do marketing digital é a presença orgânica, seja nas redes sociais ou nos mecanismos de pesquisa. A criação de conteúdo relevante e interativo para blogs e outras mídias digitais são as principais características do Inbound Marketing. Conceito criado no fim da década passada, o Inbound se difere do marketing tradicional (o Outbound) pelo fato do cliente querer procurar a marca, e não o contrário.

E como isso funciona? A marca deve realizar ações a fim de atrair possíveis clientes para seu blog ou site, assim é criado um trabalho de relacionamento com essa pessoa, através de um conteúdo personalizado, autoral e que crie uma conexão entre target e produto/serviço. Abaixo, resumimos em cinco etapas para você começar a trabalhar com Inbound Marketing na sua marca:
  • No inbound, você não oferece produtos, e sim conteúdos que criam relacionamento;
No Inbound, o foco na atração de clientes fica na construção de conteúdo que atraia legitimamente o seu cliente, em vez de procurar o público que talvez possa se interessar pela sua marca. Alguns exemplos são blogs dentro do site para conteúdos mais técnicos ou redes sociais para mais interatividade No fim, esse tipo de comunicação gera um engajamento maior e um cliente mais propenso a gastar seu tempo consumindo seu conteúdo.
  • Conversão deve ser seu objetivo principal
Já que o cliente foi atraído para suas redes você deve levá-lo à conversão, afinal, o papel do Inbound é transformar essa visita em um lead. Esse possível cliente, ao passar suas informações em troca de benefícios (newsletters, acesso a promoções, etc), já pode ser considerado um lead. Para garantir o cadastro do usuário, algumas ferramentas muito utilizadas para facilitar a conversão são landing pages com call to action, ofertas diretas e indiretas ou otimização de texto para conversão.
  • Criar uma relação entre marca e cliente
No relacionamento entre as duas partes através do Inbound Marketing, é possível induzir clientes que não querem realizar a compra no momento, por isso é importante criar conteúdo para diferentes estágios de compra, assim atraindo leads de diversos estágios e acelerando a jornada de compra.
  • Com um conteúdo interessante, você gera vendas de forma natural
Para facilitar a venda do seu produto/serviço, é importante eliminar os passos dentro do processo, como por exemplo realizar o fechamento da compra dentro do próprio site. Caso o produto seja algo mais complexo, o processo deve ser mais consultivo, com o papel de coletar leads para concretizar a venda. Essa foi uma das recentes transformações do mercado, em que o lead está diretamente inserido na jornada de compra antes de entrar em contato com o vendedor.
  • Mensure os resultados e veja o que está funcionando
Assim como todas as ferramentas dentro do marketing digital, a métrica e a análise de resultados é em tempo real, assertiva e totalmente otimizável, tornando o Inbound da sua marca cada vez melhor.
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