De tempos para cá, o mercado de podcasts no Brasil ganhou impulso e gerou novos adeptos desse formato, que é um dos queridinhos da Internet.
Desde meados dos anos 2000 vemos a transmissão de áudios crescendo muito, principalmente graças ao iTunes, que facilitava como nenhum outro software a navegação e a distribuição de podcasts para o público acompanhar.

Depois de muitos altos e baixos durante os últimos anos, empreendedores e os principais streamings do mercado viram no podcast uma oportunidade de negócio ainda pouco explorada, principalmente em nosso país, onde o grande público ainda nem sabe o que é esse formato.

Linguagem descontraída, conhecimento no assunto, versatilidade. Estes são os diferenciais do podcast em relação à outras plataformas mais antigas de transmissão de áudio, como o rádio ou a televisão. Utilizar apenas o áudio possibilita uma atividade maior da imaginação para construir imagens e situações, revelando-se um ótimo exercício para o cérebro.
A cada ano aumenta ainda mais o número de praticantes do podcasting. Uma pesquisa realizada em 2016 mostrou que haviam 1400 podcasts ativos no Brasil, e certamente este número cresceu vertiginosamente nos últimos dois anos.

Em termos de marca, o podcast fideliza muito mais do que qualquer outro meio. O vínculo criado entre conteúdo e ouvinte é mais poderoso do que o rádio ou até mesmo o YouTube. Entre outras vantagens existe a possibilidade de gerar conteúdo suficiente para inbound marketing, aliando as transmissões com textos de blog, posts nas redes sociais entre outros. Em relação aos anúncios e patrocinadores, vemos que pode ser bem recebido. Uma pesquisa realizada pela Nielsen Digital Media Lab mostrou que 78% dos ouvintes de podcasts não se importam com inserções durante o programa, pois sabem que isso viabiliza a produção.

Por outro lado, o formato ainda sofre com a falta de métricas para execuções offline, mas isso é uma questão de tempo até as plataformas entenderem a verdadeira necessidade de uma ferramenta analítica própria. O que parecia ser uma eterna promessa tornou realidade, os podcasts estão por aí e eles podem se tornar muito rentáveis se você tiver um conteúdo que realmente importa.

Precisa de uma ajuda para começar o seu podcast? Converse com a gente e conheça os serviços da Dracco para rentabilizar seu conteúdo!